Coffee table book: o jornalismo e a literatura como parâmetros de produção

Autores

  • Chico Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.787

Palavras-chave:

livro, jornalismo, literatura

Resumo

Este trabalho pretende propor uma reflexão sobre a forma de conceber e produzir os coffee table books, de maneira a qualificá-los. Coffee table book é uma denominação para definir um gênero de livros de arte, consumo, comportamento ou institucional, cuja vocação é ficar exposto para consulta, em vez de acomodado em estantes. Os livros não nascem mas tornam-se coffee table books a partir destas características: são grandes, ilustrados, com pouco texto e esteticamente atraentes. Ocorre que, quando feitos sem critérios editoriais rigorosos, eles são vistos como superficiais e redundantes. Uma forma de credenciá-los é valer-se do jornalismo-literário, que utiliza recursos da ficção para dar “sabor” a uma história verídica. Dentro desse gênero, nos cabe analisar em especial o conto, narrativa curta que tem o desafio de captar a atenção do leitor de imediato.

Biografia do Autor

Chico Barbosa

Jornalista e editor, é mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP), onde desenvolve a dissertação A contribuição dos jornalistas-escritores na produção de coffee table books. Foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti em 2005, pelo livro coffee table book A Chave do Sucesso - Como a Audi se Tornou Cult (CBNEWS, 2004), Projeto/produção editorial.

Downloads

Publicado

2011-01-24