O herói e a cultura: um estudo do filme Heleno

Autores

  • Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.7719

Palavras-chave:

futebol, sociedade, herói, cultura, cinema

Resumo

Nesse artigo, pretendo por meio da análise do filme Heleno, apoiado na leitura do livro biográfico Nunca Houve um Homem como Heleno, expor as múltiplas faces desse atleta em sua relação com o ethos da sociedade brasileira dos anos 1930 a 1950. Com o auxílio de parte da bibliografia da Antropologia Social, no que concerne à cultura, bem como aquela das Ciências Sociais que tratam do conceito de herói, acredito ser possível relacionar o atleta ao contexto social no qual estava inserido. Entender como a cultura molda o indivíduo foi fundamental para compreender como Heleno é ao mesmo tempo produto e agente desse meio social no qual está inserido.

Biografia do Autor

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, na linha de pesquisa "Cultura de Massa, Cidade e Representação Social", com bolsa Capes. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua no projeto de pesquisa "Meios de Comunicaçao, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", onde foi bolsista por mais de um ano, sob orientação do Professor Ronaldo Helal. Também participa como voluntário do projeto "Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura", sob orientação da Professora Fátima Régis. É um dos editores do blog "Comunicação, Esporte e Cultura".

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Publicado

2014-08-19