Tendências investigativas sobre o Twitter no Brasil

Autores

  • Denize Piccolotto Carvalho Levy Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do amazonas e pós-doutorada em Tecnologia Educacional pela Universitat de les Illes Balears
  • Jonas da Silva Gomes Júnior Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas, doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professor dos Cursos de Relações Públicas da UFAM e de Publicidade e Propaganda da Faculdade Martha Falcão

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.6999

Resumo

Resumo

Este trabalho tem a proposta de apresentar as principais tendências comunicacionais das pesquisas feitas no Brasil sobre o Twitter. Para tanto, tomou-se como procedimento metodológico pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e análise de conteúdo de 283 resumos de diversas publicações científicas. A amostragem foi feita de forma aleatória, utilizando o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e as revistas indexadas no Portal Univerciência. Como principal resultado, foram detectados oito enfoques de pesquisa sobre o microblog, que indicam a multiplicidade de estudos teóricos e práticos.

Palavras-chave: Twitter; site de rede social; pesquisas; cibercultura.

 

Abstract

This work has proposed to present the main trends of communication research done in Brazil on Twitter. For that, taken as a methodological procedure to literature, literature review and content analysis of 283 abstracts of several scientific publications. Sampling was done randomly using the Bank of Theses and Dissertations from Capes, the Annals of the Brazilian Congress of Communication Sciences and indexed journals in Univerciência Portal. As main result, we detected eight research focuses on the microblog that indicate the multiplicity of theoretical and practical.

keywords: Twitter; social networking site; research; cyberculture.

Downloads