Pensando o espaço, o lugar e o não lugar em Certeau e Augé: perspectivas de análise a partir da interação simbólica no Foursquare

Autores

  • Breno Maciel Souza Reis Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Pesquisador-bolsista do Laboratório de Ubiquidade Tecnológica (UbiLab/Famecos/PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.6969

Resumo

Resumo

Este trabalho busca analisar o conceito de não lugares, proposto por Marc Augé, como característico do que ele denomina como sobremodernidade, e sua relação com as considerações sobre lugares e espaços para Michel de Certeau. Considerando as possibilidades de reflexão advindas de tal análise, utilizamos como elemento de ligação as teorias ligadas ao Interacionismo Simbólico, para entender as caminhadas e o compartilhamento desses rastros como um discurso, e sua apropriação como elemento simbolizador dos não lugares na rede. A partir do entrecruzamento teórico entre estas teorias, propomos então discutir a possível simbolização de um típico não lugar (um shopping center de Porto Alegre), a partir das interações e dos registros simbólicos deixados pelos usuários da rede social móvel Foursquare.

Palavras-chave: mobilidade; redes sociais; ciberespaço; Interacionismo Simbólico; Foursquare.

Abstract

This paper analyzes the concept of non-places, proposed by Marc Augé, and its relation to the considerations about places and spaces in Michel de Certeau’s theory. Considering the possibilities of reflection arising from this analysis, we used as a liaison theories linked to symbolic interactionism, to understand the sharing of these trails as a discourse, and its process in this physical places on the internet. From the theoretical intersection between these theories, we propose to discuss the possible symbolism of a typical non-place (a shopping center in Porto Alegre), from the symbolic interactions and records left by users of mobile social network Foursquare.

Keywords: Mobility; Social Networks; Cyberspace; Symbolic Interactionism; Foursquare.

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