Mídia, cidade e “interior”

Autores

  • Sonia Virginia Moreira Jornalista, mestre em Jornalismo pela Universidade do Colorado (Estados Unidos), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professora associada da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jacqueline da Silva Deolindo Jornalista, especialista em Assessoria de Comunicação pelo Centro Universitário Fluminense, mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutoranda pela mesma instituição

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.6958

Resumo

Resumo

Este artigo reúne elementos para a análise da relação entre a cidade e seus equipamentos/indústrias de mídia. No lugar da cidade-metrópole, que em geral domina os estudos de Comunicação por abrigar naturalmente as grandes empresas de mídia, o texto concentra a atenção em cidades que desfrutam de uma condição de centralidade no âmbito de uma região. As cidades-referências no “interior” (na “periferia”, nas “bordas”) em alguma medida guardam características da cidade-metrópole. Nesse contexto, o jornalismo é apresentado como ferramenta que ajuda no relato simultaneamente local e regional, ao articular a construção da identidade local/regional na comunicação com o seu entorno e com o mundo.

Palavras-chave: cidade; região; jornalismo.

 

Abstract

This article brings together elements for the analysis of the relationship between the city and its equipment/media industries. In place of the metropolis-city, which often dominates the Communication studies for harboring large media companies, the text focuses attention on cities that enjoy a condition of centrality within a region. The reference cities in the “country” (in the “periphery”, the “edges”), in some extent guard features related to metropolis-city. In this context, journalism is presented as a tool that helps in reporting both local and regional environments, simultaneously, when articulating the building of the local / regional identity in the communication with its surroundings and the world.

Keywords: city; region; journalism.

Downloads

Edição

Seção

Articulações teórico-metodológicas