Para além do Rio de Janeiro: a comunicação da arquitetura estrangeira da Barra da Tijuca

Autores

  • Ricardo Ferreira Freitas

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.693

Palavras-chave:

arquitetura, Barra da Tijuca, imaginário, violência, consumo.

Resumo

Os bairros do Rio de Janeiro formam uma cartografia simbólica, simultaneamente, confusa e produtiva. Neste trabalho, concentramo-nos sobre a Barra da Tijuca, por ser o bairro que mais cresce no Rio. Ao mesmo tempo, a arquitetura da Barra da Tijuca parece negar o imaginário carioca com construções que remetem a países europeus ou norte-americanos. As réplicas da Torre Eiffel e da Estátua da Liberdade expostas em shopping centers do bairro reforçam a ideia de que o morador ou visitante está em outro lugar, para além do Rio de Janeiro. Os condomínios fechados, com seus nomes em inglês, francês ou italiano, tampouco traduzem os valores da cidade, a não ser no que se refere à segurança – argumento principal usado pelas imobiliárias na publicidade e propaganda dos empreendimentos do bairro. Na Barra, proliferam fortalezas urbanas como shopping centers, condomínios fechados e centros empresariais. Neste trabalho, objetivamos levantar que apelos publicitários, em relação aos argumentos de lazer, de consumo e de segurança, favorecem a permanência dos moradores nos condomínios fechados, assim como dos consumidores nos shopping centers, e que contradições são sugeridas pelas apurações jornalísticas. Interessa-nos mostrar que nos mesmos veículos de comunicação a publicidade promove a Barra da Tijuca como um lugar ideal, completo e seguro para se morar, enquanto que as apurações jornalísticas apontam para algumas das mesmas mazelas do restante da cidade.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas

Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em relações públicas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Sociologia - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1993). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Comunicação no CEAQ/Sorbonne com bolsa da CAPES (2006/2007). Atualmente é vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona, desde 1986, nas graduações de Relações Públicas e Jornalismo. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação stricto sensu em comunicação da UERJ desde a sua fundação e leciona na especialização em pesquisa de opinião e mercadologia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, cidade, consumo e turismo. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, arte e cidade, cadastrado no CNPQ. Autor de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Autor de "Centres commerciaux: îles urbaines de la postmodernité", Paris, Editora L'harmattan, 1996.

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Publicado

2010-07-16

Edição

Seção

Artigos