Alice no País das Maravilhas e a identidade na contemporaneidade

Autores

  • Vanda Viana Gomes UNIGRANRIO
  • Daniele Ribeiro Fortuna Unigranrio, UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.5877

Palavras-chave:

Alice no País das Maravilhas, cultura do consumo, identidade, contemporaneidade

Resumo

Os objetivos principais do presente trabalho são discutir a contribuição do filme da Disney Alice no País das Maravilhas versão 2010 para o entendimento do conflito de identidade vivido na contemporaneidade e a influência do conto de fadas e obras afins neste processo, servindo como recursos para a construção identitária dos indivíduos. O trabalho tem como proposta metodológica a análise temática e comparativa dos livros de Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas (1866) e Através do Espelho e o que Alice encontrou lá (1872)- em conjunto com a versão em filme das duas obras condensadas, lançada em abril de 2010 pela Disney, escrita e dirigida por Tim Burton, com ênfase nas questões identitárias e relativas à cultura contemporânea.

Biografia do Autor

Vanda Viana Gomes, UNIGRANRIO

Vanda Viana Gomes é jornalista (UGF), mestre em Letras e Ciências Humanas (Unigranrio) e especialista em Comunicação Empresarial (UCAM).

Daniele Ribeiro Fortuna, Unigranrio, UERJ

Daniele Ribeiro Fortuna é jornalista (UFRJ), mestre em Literatura Brasileira (UERJ) e doutora em Literatura Comparada (UERJ). É docente do programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da Universidade Unigranrio. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UERJ.


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Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

Conexões - Mídia e identidade