A narrativa do jogador nos videogames: uma análise dos mecanismos de personalização da narrativa em Fallout 3

Autores

  • Bruno Izidro
  • Mirna Feitoza Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3040

Palavras-chave:

videogames, narrativa interativa, Fallout 3, ambientes comunicacionais midiáticos, ecossistemas comunicacionais

Resumo

Nos últimos anos, os videogames têm apresentado meios que possibilitam narrativas cada vez mais elaboradas, fazendo com que o jogador se sinta mais atraído pela história. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa sobre as narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos. O objetivo é identificar os mecanismos que  possibilitam a criação de narrativas personalizadas para cada jogador. A partir dos conceitos de agenciamento, narrativa emergente, narrativas múltiplas e hipertexto, e de observações participantes com o jogo Fallout 3, analisamos dois desses mecanismos: (1) ambientação em mundo aberto e (2) estruturas de diálogos por escolhas. Ao proceder nas análises, concluí-se que esses são dois dos mecanismos que permitem a construção de narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos atuais.

Biografia do Autor

Bruno Izidro

Estudante finalista da graduação em  Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas.

Mirna Feitoza Pereira

Professora da Universidade Federal do Amazonas, na graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (mestrado acadêmico).

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Publicado

2012-07-19

Edição

Seção

Narrativas e representações