A narrativa do jogador nos videogames: uma análise dos mecanismos de personalização da narrativa em Fallout 3
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3040Palavras-chave:
videogames, narrativa interativa, Fallout 3, ambientes comunicacionais midiáticos, ecossistemas comunicacionaisResumo
Nos últimos anos, os videogames têm apresentado meios que possibilitam narrativas cada vez mais elaboradas, fazendo com que o jogador se sinta mais atraído pela história. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa sobre as narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos. O objetivo é identificar os mecanismos que possibilitam a criação de narrativas personalizadas para cada jogador. A partir dos conceitos de agenciamento, narrativa emergente, narrativas múltiplas e hipertexto, e de observações participantes com o jogo Fallout 3, analisamos dois desses mecanismos: (1) ambientação em mundo aberto e (2) estruturas de diálogos por escolhas. Ao proceder nas análises, concluí-se que esses são dois dos mecanismos que permitem a construção de narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos atuais.Downloads
Publicado
2012-07-19
Edição
Seção
Narrativas e representações
Licença
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