Configurações da “Cultura da Convergência” no game promocional Zona Incerta

Autores

  • Ariane da Silva Xarão
  • Fernanda Sagrilo Andres
  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3032

Palavras-chave:

convergência midiática, cultura participativa, inteligência coletiva, narrativa transmidiática

Resumo

Este artigo tem como foco uma ação promocional da marca Guaraná Antarctica, o Alternate Reality Game “Zona Incerta”. O objetivo foi analisar o processo de convergência das mídias no game, que se construiu a partir de uma narrativa transmidiática, baseada na utilização da internet como mídia principal. Utilizando referencial teórico proposto por Jenkins (2008) foi possível concluir que a convergência se deu entre empresas, mídias, linguagens e pessoas, organizadas em grandes grupos de discussão, fomentando uma cultura participativa e uma inteligência coletiva fluida na rede, que envolveu jogadores engajados, fãs, consumidores e produtores de conteúdos para a marca.

Biografia do Autor

Ariane da Silva Xarão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação, linha de pesquisa Mídia e Estratégias Comunicacionais, da Universidade Federal de Santa Maria.  E-mail: ari_urdy@hotmail.com

Fernanda Sagrilo Andres

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação, linha de pesquisa Mídia e Estratégias Comunicacionais, da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: fersagrilo@gmail.com

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: eugeniamarianodarocha@gmail.com

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Publicado

2012-07-19

Edição

Seção

Games, cultura e interação