La comunicación como base para la interacción social. Aportaciones de la comunicología al estudio de la ciudad, la identidad y la inmigración

Autores

  • Marta Rizo Garcia Universitat Autònoma de Barcelona (España)

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2004.23158

Palavras-chave:

comunicação, Cidade, Identidade, Imigração. Abstract

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão a respeito das possíveis contribuições que pode fazer a comunicação ao estudo da relação entre a cidade, a identidade e a imigração. Num primeiro momento se define a comunicação, e se estabelecem vínculos conceituais entre este conceito e o de interação social. Num segundo momento, o texto aborda os três conceitos básicos objeto da reflexão. Para acabar, estabelecem-se alguns lineamentos para o entendimento da cidade, da identidade e dos processos migratórios desde o enfoque de a comunicação, e especialmente desde a dimensão da interação.

Biografia do Autor

Marta Rizo Garcia, Universitat Autònoma de Barcelona (España)

Doctora en Ciencias de la Comunicación por la Universitat Autònoma de Barcelona (España). Actualmente, profesora-investigadora de tiempo completo en la Academia de Comunicación y Cultura de la Universidad de la Ciudad de México (México DF), profesora-investigadora de la Universidad Veracruzana (Boca del Río, Veracruz), miembro y webmaster  de la Red Cibercultura y Nuevas Tecnologías de Información y Comunicación (RECIBER, México).

Downloads

Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

Artigos