A crítica musical e a construção de um cânone: uma análise das estratégias de produção de sentido sobre o álbum “Que belo estranho dia pra se ter alegria”, de Roberta Sá

Autores

  • Janaina Faustino Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2007.17628

Palavras-chave:

Crítica, música popular, consumo, valores.

Resumo

Este artigo busca realizar uma discussão sobre a importância e as características da crítica cultural na atualidade, destacando a relevância de seus juízos de valor para a legitimação de determinados artistas no campo musical brasileiro e para
as práticas de consumo musical. Para isso, discorre sobre a crítica pensando-a como um mediador no processo de produção de sentido e, ainda, como um dos agentes que, em disputa com outros atores sociais, norteiam e auxiliam nas práticas de consumo e na delimitação daquilo que será consagrado e apreciado em termos musicais. Como objeto empírico de análise, selecionamos o texto publicado no jornal “O Globo” sobre o último CD da cantora Roberta Sá.

Biografia do Autor

Janaina Faustino Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal
Fluminense, onde desenvolve pesquisa sobre crítica musical, jornalismo cultural e música
popular. Membro do GRECOS, coordenado pela professora-doutora Ana Lucia Silva Enne do
PPGCOM. Bacharel em Ciências Sociais também pela Universidade Federal Fluminense.
E-mail: janainafaustino@gmail.com. Pesquisadora financiada pela Faperj.

Downloads

Edição

Seção

Artigos