A PAISAGEM SONORA ELETRÔNICA: A RECONSTRUÇÃO DO MUNDO SONORO CONTEMPORÂNEO NO CINEMA

Autores

  • José Cláudio Siqueira Castanheira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2008.17244

Palavras-chave:

Cinema, Som, Materialidades, Novas formas cognitivas.

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma proposta de investigação sobre a experiência cinematográfica segundo um viés das Materialidades. Meu objeto principal é o ambiente sonoro e as formas de cognição favorecidas através do uso de sons desvinculados de um objeto empírico, a dizer, sons criados ou modificados eletronicamente. Julgo pertinente confrontar idéias de alguns autores que pensam um campo não hermenêutico como Hans Ulrich Gumbrecht, com estudiosos de cinema, como Michel Chion e Rick Altman. Trago ainda para a discussão alguns elementos da Fenomenologia Existencial, de Merleau-Ponty, aplicada à experiência cinematográfica por Vivian Sobchack.

Biografia do Autor

José Cláudio Siqueira Castanheira, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Downloads