Comunicação, cultura e arte contemporânea

Autores

  • Fernando Gonçalves UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2007.17193

Palavras-chave:

comunicação, cultura, arte

Resumo

A arte, como um processo de produção simbólica, é um espaço rico para questionamentos acerca da comunicação e da cultura contemporâneas. Daí podermos pensar as manifestações contemporâneas da arte como fenômeno cultural complexo, na medida em que indicam a possibilidade de interessantes experimentações nos processos comunicativos, como campo de circulação de valores e signos. O uso que artistas vêm fazendo de materiais pouco convencionais e de mídias como fotografia, vídeo e as chamadas novas tecnologias chama a atenção por possibilitar arranjos singulares com a técnica e um diálogo inusitado com nossa contemporaneidade. Por meio dessas operações, é possível revisitar a relação que mantemos com a própria técnica, promover uma releitura de discursos e práticas sociais ligados à constituição de nossos modos de vida, jogos de poder e criar novas condições de possibilidade para a produção de diferença na atualidade.

Biografia do Autor

Fernando Gonçalves, UERJ

Professor da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Doutor e mestre em Comunicação pela ECO/UFRJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos