Sebastião Salgado: o problema da ética e da estética na Fotografia Humanista

Autores

  • Carla Victoria Albornoz Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2005.17069

Palavras-chave:

Fotografia, Condição humana, Estética, Ética.

Resumo

A fotografia humanista de Sebastião Salgado tem gerado tanto polêmica, como admiração. A mensagem engajada que transmite através de suas imagens em preto e branco sobre a situação extrema na qual vive uma parte da população mundial impactam pela sua beleza. Alguns o consideram um fotojornalista com uma forte sensibilidade estética e humanitária. Para outros, Salgado representa o maior expoente de um movimento que se aventura na procura de uma estética dentro da miséria. O que resulta inquestionável é que a temática que Salgado desenvolveu ao longo de seu trabalho foi a de apreciar a condição humana, independentemente do contexto, lugar, ou tempo. Através de uma técnica fotográfica purista, Salgado parece captar o que existe de mais essencialmente humano nas pessoas retratadas. A leitura de suas imagens parece simples, embora nelas estejam amalgamadas uma complexidade de elementos capazes de outorgar um caráter imaginário às imagens que transcende o aparentemente casual da fotografia, incrementando assim a profundidade da sua obra. Tornando visível aquilo que em aparências é invisível: a condição humana. Mas, além de tudo, a obra de Salgado abriu o debate sobre se é possível uma estética da miséria e quais são as suas implicações para as questões éticas.

Biografia do Autor

Carla Victoria Albornoz, Universidad de Buenos Aires

Economista e cientista política da UBA (Universidad de Buenos Aires),também fotógrafa amadora. Atualmente se encontra na etapa finaldo Curso de especialização em Jornalismo Cultural, na Faculdade deComunicação Social da UERJ.

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