A cidade como palco: Artistas de rua e a retomada do espaço público nas cidades midiáticas

Autores

  • Jhessica Reia Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS-FGV)

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.12813

Palavras-chave:

arte de rua, espaço público, cidades midiáticas, ativismo

Resumo

Esse trabalho propõe-se a olhar para as cidades como espaços capazes de construir e registrar mensagens, gerando práticas socioculturais diversas que são permeadas pelo cotidiano e pelas tecnologias da informação e da comunicação. Nesse contexto, analisa-se o papel da arte de rua enquanto forma ativa de (re)apropriação do espaço público urbano em disputa. É através de performances alijadas das tradicionais instituições de arte que a arte de rua pode emergir como força movente das cidades midiáticas contemporâneas, promovendo outras maneiras de olhar e sentir os espaços que nos cercam. Por último, discute-se brevemente as relações entre espaço público e arte de rua no Rio de Janeiro, a partir da análise da institucionalização da atividade trazida pela Lei 5.429 de 2012.

Biografia do Autor

Jhessica Reia, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS-FGV)

Professora assistente e pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS-FGV) e Doutoranda da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

Downloads

Publicado

2015-02-03