O GROTESCO EM EXPRESSÕES ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Michele Bete Petry UFSC
  • Patrícia Luiza Bremer Boaventura UFSC
  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.10123

Palavras-chave:

grotesco, arte, expressões gráficas de humor, esporte, ginástica rítmica

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a presença do grotesco em duas formas estéticas: as artes gráficas e o esporte, especificamente no que se refere às expressões gráficas de humor e à ginástica rítmica. Para isso, foi apresentada uma série de três charges que traz como personagem central Dilma Rousseff, bem como observações e entrevistas de treinadoras e ginastas de uma equipe esportiva. As análises apresentadas mostram que o grotesco esteticamente produzido nas expressões gráficas de humor remete às alterações no corpo, sejam elas deformações, distorções ou exageros; enquanto no esporte o elemento performance, formado por uma estética do grotesco, determina o desempenho esportivo. A dimensão do grotesco nesses dois casos revelou os modos de tratar os corpos, as relações de gênero e poder, os exageros somáticos.

Biografia do Autor

Michele Bete Petry, UFSC

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2009. Pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bacharel em Letras - Língua Francesa e Literaturas (2012), Mestre em Educação (2010), Mestre em História (2011) e Doutoranda em Educação. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC - UFSC)

Patrícia Luiza Bremer Boaventura, UFSC

Licenciada em Educação Física (UFSC - 2009), mestre em Educação (UFSC - 2011), doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela mesma instituição. Os interesses de pesquisa versam sobre os temas: construção cultural do corpo; esporte; ginástica rítmica.

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC

Doutor pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha; Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFSC; Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC); Pesquisador CNPq.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

O nojo e o grotesco e suas interseções na comunicação