NOJO DE POBRE: REPRESENTAÇÕES DO POPULAR E PRECONCEITO DE CLASSE.
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.10094Palavras-chave:
nojo, mídia, classes sociais, representações sociaisResumo
Este artigo tem como objetivo pensar o compartilhamento de espaços entre pessoas de diferentes classes sociais, especialmente a partir do aumento do poder de consumo das classes populares brasileiras. O que se pode perceber é uma espécie de resistência das classes médias e altas à presença de pessoas das classes trabalhadoras compartilhando os mesmos espaços, como shoppings e aeroportos, resistência muitas vezes expressa pelo nojo. Vamos trazer exemplos da mídia e outros que tiveram repercussão midiática, para tentar pensar de forma ampla em uma divisão de classes que ultrapassa o econômico e as normas sociais, mas também entra no universo hierárquico construído pelo nojo, que separa de forma profunda “superiores” de “inferiores”, dentro da mídia e fora dela.Downloads
Publicado
2014-08-19
Edição
Seção
O nojo e o grotesco e suas interseções na comunicação
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