Ecologia Matemática: um modelo para controle de pragas com emprego da teoria dos jogos

Autores

  • Daniela Ribeiro Monteiro UERJ
  • Augusto Cesar de Castro Barbosa Prof. Associado do Departamento de Matemática Aplica
  • Carlos Antonio de Moura UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2016.21448

Palavras-chave:

cultura de soja, equações de Lotka-Volterra, controle ótimo

Resumo

A teoria dos jogos é utilizada neste trabalho com a teoria de controle para modelar matematicamente um problema em ecologia: o controle de pragas de uma dada lavoura, o caso da soja foi o escolhido. Trata-se de uma pesquisa relevante, tanto no contexto ecológico quanto econômico, o que a torna um tópico frequentemente pesquisado, e com diferentes ferramentas. Nossa abordagem acopla técnicas matemáticas contínuas e discretas, uma vez que aplica às equações de Lotka-Volterra para sistemas de presa-predador o instrumental da teoria dos jogos. Este é um tratamento mais simples do que aquele baseado no controle ótimo, o que permite sua maior disseminação.

Biografia do Autor

Daniela Ribeiro Monteiro, UERJ

A teoria dos jogos é utilizada neste trabalho com a teoria de controle para modelar matematicamente um problema em ecologia: o controle de pragas de uma dada lavoura, o caso da soja foi o escolhido. Trata-se de uma pesquisa relevante, tanto no contexto ecológico quanto econômico, o que a torna um tópico frequentemente pesquisado, e com diferentes ferramentas. Nossa abordagem acopla técnicas matemáticas contínuas e discretas, uma vez que aplica às equações de Lotka-Volterra para sistemas de presa-predador o instrumental da teoria dos jogos. Este é um tratamento mais simples do que aquele baseado no controle ótimo, o que permite sua maior disseminação.

Palavras-chave: cultura de soja, equações de Lotka-Volterra, controle ótimo

Carlos Antonio de Moura, UERJ

Prof. Titular , Instituto de Matemática e Estatística, UERJ

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Monteiro, D. R., Barbosa, A. C. de C., & de Moura, C. A. (2016). Ecologia Matemática: um modelo para controle de pragas com emprego da teoria dos jogos. Cadernos Do IME - Série Matemática, (10). https://doi.org/10.12957/cadmat.2016.21448

Edição

Seção

Artigos