QUALIDADE EM SERVIÇOS HOTELEIROS: UM ESTUDO DO CLIMA ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA

Autores

  • Fabiana Letícia Pereira Alves Stecca Universidade Federal de Santa Maria
  • Michele Severo Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Tubino Garcia Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15734

Resumo

<doi>10.12957/cadest.2010.15734

Este trabalho tem como objetivo identificar, a partir de um estudo de caso, o Clima Organizacional em empresas hoteleiras de uma mesma rede, situadas na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados e as variáveis definidas no estudo foram: conformidade, comunicação, padrões, condições de trabalho e saúde, o trabalho e o espaço total da vida, calor humano e apoio, aprendizagem, reconhecimento e recompensa, oportunidade de crescimento, liderança e responsabilidade. Por meio da análise multivariada, foi possível cruzar algumas variáveis, identificando um Clima Organizacional favorável, e, a partir desses resultados, desenvolveu-se uma proposta de otimização dos pontos considerados satisfatórios, bem como a melhoria dos pontos insatisfatórios na percepção dos colaboradores. O estudo é importante, porque colabora para a qualidade dos serviços prestados, contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais no setor hoteleiro.

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

Letícia Pereira Alves Stecca, F., Severo Gonçalves, M., Tubino Garcia, F., & Dias Lopes, L. F. (2010). QUALIDADE EM SERVIÇOS HOTELEIROS: UM ESTUDO DO CLIMA ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA. Cadernos Do IME - Série Estatística, 29(2), 17. https://doi.org/10.12957/cadest.2010.15734

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística