A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Letícia de Almeida Barbosa
Solange de Carvalho Fortilli

Resumo

Considerando que a analogia é um dos processos cognitivos mais básicos, que consiste na adoção de um modelo para domínios diversos, objetiva-se apresentar uma investigação sobre o papel desempenhado por ela no processo de parentetização dos verbos cognitivos no português. Os verbos cognitivos são os que expressam estados ou atividades que dão origem a percepções, conhecimentos, ideias, crenças ou julgamentos, os quais revelam processos mentais com diferentes nuances de significado. São verbos como pensar, imaginar, supor, deduzir, calcular e outros que, quando parentetizados, revelam a subjetividade do falante funcionando como modalizadores epistêmicos. Neste sentido, a pesquisa toma por base estudos como os de Hopper; Traugott (1993), Martelotta (2010), Tavares (2003) e Fortilli (2013). Para o levantamento e análise de dados, foram selecionados casos encontrados entre os séculos XIX e XX e XXI no Corpus do Português, bem como dados de escrita do século XXI, coletados no jornal Folha.com.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, L. de A., & Fortilli, S. de C. (2018). A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Caderno Seminal, 30(30). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.32697
Seção
A CENTRALIDADE DA VARIAÇÃO E A GRADUALIDADE DA MUDANÇA LINGUÍSTICA NA LÍNGUA EM USO
Biografia do Autor

Letícia de Almeida Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras - Português/Inglês (2013-2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (CPTL). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (2017-2019), com ênfase em descrição e análise linguísticas na perspectiva funcional cognitivista, sob a orientação da Profª Drª Taísa Peres de Oliveira (UFMS), e integrante do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas, CNPq.

Solange de Carvalho Fortilli, UFMS

É graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição. É professora adjunta do câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde atua no ensino de graduação nas áreas de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa. Em nível de pós-graduação, compõe o quadro docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e é responsável pelas disciplinas referentes à gramática do português e à variação linguística e pela orientação de dissertações a elas relacionadas. Integrante também do Programa de Pós-Graduação em Letras, atua na linha de Estudos Sociofuncionalistas e desenvolve, sobretudo, os temas mudança linguística, gramaticalização e subjetivização.