ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO

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Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Maria Zilda Cunha

Resumo

Em face dos desafios que demanda a educação neste milênio, tendo em vista o ruir do antigo paradigma marcado pela disjunção, pela hiperespecialização, torna-se importante revisar práticas pedagógicas que envolvem a literatura. Busca-se avaliar princípios e dinâmicas cristalizados no ensino, entre os quais os da historiografia literária, que tem resultado em práticas de leitura um tanto panorâmicas, simplificadas e superficiais. Com uma visão fragmentada das obras literárias, muitas vezes para atender demandas de processos seletivos, o aluno realiza uma leitura ilustrativa de uma teoria ou de uma escola literária, em detrimento da fruição estética capaz de fazer valer questões existenciais, sociais e culturais do ser humano. Enlaçar, neste momento da história humana, literatura e educação, é redimensionar forças, é intercambiar saberes. Este artigo discute, por meio de pesquisa bibliográfica, a possibilidade de ensino de Literaturas de Língua Oficial Portuguesa a partir dos Estudos Comparados. Para tanto, perfaz-se uma análise de duas obras pertencentes ao macrossistema literário de língua portuguesa, colocando sob mira os projetos estéticos de Manoel de Barros e Mia Couto. Ambos estabelecem vínculo por meio da Língua Portuguesa, que oferece a possibilidade de irmanar as experiências. Conhecer linguagens literárias e projetos estéticos que sensibilizam para a compreensão de diferentes culturas contribui para relações mais humanitárias na medida em que faz possível analisar semelhanças e diferenças. O diálogo de autores e obras permite-nos analisar questões interculturais e intersemióticas, constituindo-se como proposta reflexiva para compreensão crítica do fenômeno literário e para o reconhecimento e valorização da diversidade e da reciprocidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Baseio, M. A. F., & Cunha, M. Z. (2018). ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO. Caderno Seminal, 29(29). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.31019
Seção
Dossiê: Literaturas de Língua Oficial Portuguesa: desafios contemporâneos
Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade de Santo Amaro - UNISA - São Paulo

Doutora em Literatura Comparada (USP); professora na Universidade de Santo Amaro (UNISA) - São Paulo; pesquisadora do grupo Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens, filiado à Universidade de São Paulo e coordenadora do grupo de pesquisa Arte, Cultura e Imaginário, filiado à UNISA, ambos credenciados pelo CNPQ.

Maria Zilda Cunha, usp

Doutora em Letras - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa  (USP-2002); Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1997); docente no programa (de graduação e pós-graduação)  de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e coordenadora da área de Literatura Infantil  e Juvenil (USP).    É líder do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens (USP/CNPQ).  Autora do livro Na Tessitura dos Signos Contemporâneos. Editora Paulinas, 2009. Contato: mariazildacunha@hotmail.com