ITINERÁRIOS DO ENSINO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo do artigo principal

Norma Lima

Resumo

Com a finalidade de compreender o atual quadro do ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, foi traçada a sua trajetória a partir das primeiras instituições que o realizaram, no Brasil e em Portugal. Além disso, há o exame da complexa relação que envolve tornar escritos literários em disciplina, na análise das questões  ideológicas que envolvem hegemonia e currículo, com Nilma Lino Gomes e Laura Cavalcante Padilha. O espaço e o não espaço para estas produções também estão dispostos, coadunados com a Lei 10.639/2003

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, N. (2018). ITINERÁRIOS DO ENSINO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Caderno Seminal, 29(29). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.30997
Seção
Dossiê: Literaturas de Língua Oficial Portuguesa: desafios contemporâneos
Biografia do Autor

Norma Lima, UERJ-FFP

Professora Adjunta do Departamento de Letras, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Básica, na modalidade Ensino de Língua e das Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Professora permanente do Mestrado em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN), do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e da Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Literários. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).