ANCESTRALIDADE:RESISTÊNCIA CULTURAL EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO

Conteúdo do artigo principal

Thiara Cruz de Oliveira
Jurema José de Oliveira

Resumo

Este artigo discute em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2003), do escritor Mia Couto, a ancestralidade como resistência na literatura, ao mesmo tempo em que questiona o processo de entrelugar do personagem Marianinho. Desse modo, dialogaremos a partir de apontamentos sobre cultura na perspectiva afrocentrada e pan-africanista, e com a tradição bantu que fundamentará a análise acerca da ancestralidade identificada na obra.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, T. C. de, & Oliveira, J. J. de. (2018). ANCESTRALIDADE:RESISTÊNCIA CULTURAL EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO. Caderno Seminal, 29(29). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.30989
Seção
Tema Livre
Biografia do Autor

Thiara Cruz de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), com Especialização em Educação de Jovens e Adultos (Cesap) e Especialização em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Tem experiência na área de Letras, atuando no nível fundamental II, no ensino médio, no pré-vestibular e profissional. Atualmente, cursa mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, com ênfase em Literatura Africana.