REDES DE RELACIONAMENTO E A BUSCA DE AFETIVIDADE INSTANTÂNEA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Conteúdo do artigo principal

Roseli Lourdes Gomes

Resumo

Com da Web 2.0, houve a difusão das redes sociais e, com elas, desenvolveram-se os sites de relacionamento e suas redes. Esse fenômeno midiático e tecnológico continua transformando as relações humanas, especialmente as afetivo-amorosas. Este artigo pretende, como objetivo geral, discutir a afetividade nas redes sociais de relacionamento contemporâneas, com base no estudo de caso da rede Par Perfeito – que é atualmente a maior rede de relacionamento no mercado brasileiro. Como objetivos específicos, visamos, em primeiro lugar, analisar semioticamente as narrativas de apresentação dos inscritos do sexo masculino na faixa etária acima de cinquenta anos, utilizando três perfis recortados da rede social selecionada; em seguida, compreender, por meio das categorias discursivas mais recorrentes nos filtros elaborados pelos inscritos, o que eles mais buscam e, por fim, debater a forma como as categorias discursivas mais recorrentes e as narrativas depreendidas dos perfis contribuem para a formação de uma afetividade instantânea. Como arcabouço teórico, utilizaremos a semiótica da Escola de Paris, em particular Greimas e Courtés (2008) e Greimas e Fontanille (1994). Como prevê a teoria semiótica, o plano do conteúdo é tripartido em nível fundamental, narrativo e discursivo, e, como metodologia, exploraremos esses níveis para apreendermos as oposições mínimas de sentido, a narratividade e as categorias discursivas, bem como as modulações passionais mais recorrentes dos perfis selecionados sobre o critério da pertinência. Como resultados parciais, verificamos existirem perfis enunciados mais passionais e mais passionalizados, isto é, a paixão construída a partir do enunciador e a paixão construída a partir do enunciatário.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, R. L. (2017). REDES DE RELACIONAMENTO E A BUSCA DE AFETIVIDADE INSTANTÂNEA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. Caderno Seminal, 28(28). https://doi.org/10.12957/cadsem.2017.28612
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas
Biografia do Autor

Roseli Lourdes Gomes, Universidade Santo Amaro - UNISA

Mestranda no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas na UNISA desde 2016; Psicopedagoga Institucional e Clínica (2015); graduação em Pedagogia pela Faculdade de São Paulo (2010); MBA em Processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior (2004); especialista em Gestão de Negócios (1998) e graduação em Administração pela Universidade Ibirapuera (1995). Atualmente é pesquisadora institucional da Faculdade de São Paulo, representando a instituição de ensino superior perante o Ministério da Educação. Responsável pelas informações de autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional, Censo Superior e Enade. Suas áreas de interesse são: Administração Institucional; Gestão de Negócios; Processos de Ensino-Aprendizagem e Semiótica.