O papel social da leitura e da escrita: a questão do letramento

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Ilana da Silva REBELLO

Resumo

A preocupação com o analfabetismo funcional levou os pesquisadores ao conceito de “letramento” em lugar de “alfabetização”. Nas sociedades letradas, ser alfabetizado é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade. Mas, o que é letramento? O que é uma pessoa letrada? Quais as diferenças entre alfabetizar e letrar? Dados do INAF - Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – mostram que os brasileiros têm dificuldades para entender e interpretar o que leem, independentemente do grau de escolarização. Nem sempre conseguem relacionar texto e contexto, fazendo inferências a fim de alcançarem o sentido global do texto. Partindo-se desses dados, o presente trabalho é uma reflexão sobre o processo de leitura e interpretação na sala de aula. Estaremos discutindo, então, os conceitos de letramento e alfabetização. Atrelado a esses dois conceitos, abordaremos a importância de o professor incentivar os alunos à leitura e à escrita de diferentes gêneros textuais.

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Como Citar
REBELLO, I. da S. (2015). O papel social da leitura e da escrita: a questão do letramento. Caderno Seminal, 24(24). https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.20326
Seção
Dossie - Ensino do Português: língua materna (L1) e não materna (L2 e LE)