The new challenges against corruption: the response of the Brazilian Juridical System
PDF

Como Citar

Laruffa, V. (2016). The new challenges against corruption: the response of the Brazilian Juridical System. Ballot, 2(1), 55–62. https://doi.org/10.12957/ballot.2016.25569

Resumo

Este trabalho irá discutir e avaliar crimes relacionados a corrupção, com atenção especial à legislação vigente em dois sistemas jurídicos geograficamente distantes entre si, mas legalmente similares. Estes sistemas estão atravessando grandes mudanças, passando por reformas realizadas por seus parlamentos nacionais. São eles os sistemas legais Italiano e brasileiro.

Primeiramente, iremos discutir a questão da legislação anticorrupção na Itália, fazendo referencia à nova  Lei nº 69/2015, que reformula a estratégia de prevenção e repressão criminal do fenômeno da corrupção de crimes contra a administração pública. De fato, essa nova lei aumentou as penas e expandiu o número de pessoas processadas por responsabilidade criminal.

Em seguida, há a necessidade de analisar a legislação vigente no Brasil, objeto de alterações recentes que cada vez mais se mostram como expressões de princípios constitucionais como os da “transparência da administração pública”, “responsabilidade política”, “eficiência e exercício do interesse público”. Outro fator importante no sistema brasileiro é o incremento das atividades de controle ao invés da prevenção político-criminal do crime de corrupção.

Esses são os elementos a serem analisados que apontam as semelhanças e diferenças de dois sistemas legais muito diferentes, mas tendentes, futuramente, a uma provável aproximação no que diz respeito ao combate à corrupção.


https://doi.org/10.12957/ballot.2016.25569
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.