O design e suas possíveis interações com práticas criativas desenvolvidas por não-designers

Autores

  • Maria Cristina Ibarra Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.26262

Palavras-chave:

design, antropologia, práticas criativas, não-designers

Resumo

No espaço público das cidades, múltiplas pessoas sem conhecimentos formais na área do design (não-designers) constroem e modificam artefatos para satisfazer necessidades do dia a dia. Esta prática foi objeto de estudo da dissertação “O design por não-designers (DND): As ruas de Belo Horizonte como inspiração para o design” (IBARRA, 2014). Ao estudar novos autores no passo para o doutorado, novas questões relacionadas ao tema surgiram. Assim, o presente artigo pretende fazer um breve mapeamento sobre esses novos autores que a partir da antropologia e outras áreas abordam o tema de pesquisa, mostrando as novas questões que apareceram a partir dessas outras perspectivas.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ibarra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Desenho Industrial pela Universidad del Norte (Barranquilla – Colômbia), mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade pela ED/UEMG. Atualmente cursa Doutorado em Design pela ESDI/UERJ, e é pesquisadora do Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) da mesma instituição.

Downloads

Publicado

13-07-2017

Como Citar

Ibarra, M. C. (2017). O design e suas possíveis interações com práticas criativas desenvolvidas por não-designers. Arcos Design, 9(2), 165–176. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.26262

Edição

Seção

Artigos