Cocriação no ensino de design: como implementar ‘espaços projetuais’ para inovação colaborativa?

Autores

  • Lia Krucken Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Iara Mol Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Najla Mouchrek Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14093

Palavras-chave:

Cocriação. Pesquisa e Ensino em Design. Inovação Social.

Resumo

Quais abordagens e ferramentas podem estimular a cocriação no ensino em design? Esta é a questão principal que originou a reflexão apresentada nesse artigo. A partir de iniciativas conduzidas no contexto brasileiro, destacam-se ferramentas de design usadas para iniciar os processos de colaboração, desde a identificação e definição de temas, focos, contextos e usuários. Os resultados evidenciam o potencial de inovação social dos projetos gerados a partir de abordagens de cocriação.

Downloads

Publicado

26-10-2016

Como Citar

Krucken, L., Mol, I., & Mouchrek, N. (2016). Cocriação no ensino de design: como implementar ‘espaços projetuais’ para inovação colaborativa?. Arcos Design, 9(1), 27–50. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14093

Edição

Seção

Artigos