JANELAS DE EXPERIÊNCIAS: ENTRE OBRAS E LAGARTOS

Conteúdo do artigo principal

Angeli Rose Nascimento

Resumo

Este artigo apresenta um exercício de leitura crítica do conto “O Lagarto” de José Saramago com ilustrações de J.Borges,tendo como operador o conceito de experiência em Larrosa(1996), num viés dialógico(Bakhtin,2003) em que a narrativa infanto-juvenil é apresentada tanto na perspectiva histórica como atual.As categorias de experiência de leitura e leitura como experiência norteiam os encaminhamentos dados à leitura significativa do conto literário ,articulado à narrativa visual e plástica do artista Borges.Justifica-se tal exercício através de breve relato de experiência com a circulação do literário em espaços e grupos sociais diversos que em práticas de leitura também  diversas deram a ver a potência desta narrativa e da contação de histórias,se antecipando a esta produção sistematizada. Para tanto,lançou-se mão de aspectos referentes à estruturação de narrativas(Todorov,1970)e à caracterização da produção literária contemporânea portuguesa(Ramos,2016)em que o premiado autor português se insere reafirmando alguns traços estilísticos e culturais. Em seguida,explora-se o conceito de “maravilhoso” tensionado com o conceito de “fantástico”,de maneira a sugerir uma aproximação temática,no conto de referência,entre poesia e extraordinário.Ao final,considera-se que o texto saramaguiano reafirma a noção de ‘polifonia”,tanto na constituição da subjetividade leitora como na de autoria.

DOI: 10.12957/abusoes.2017.30299

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, A. R. (2017). JANELAS DE EXPERIÊNCIAS: ENTRE OBRAS E LAGARTOS. Abusões, 5(5). https://doi.org/10.12957/abusoes.2017.30299
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Angeli Rose Nascimento, UNIRIO/CEDERJ;PPGE-UFRJ

Pós-doutoranda em Educação - LEDUC/UFRJ;pesquisa sobre literatura digital;Docente há mais de 20 anos,doutora em Letras(estudos de literatura);mestre em Educação;especialista em Literatura Brasileira e jornalismo cultural.No momento,participo de grupo de investigação na UNIRIO,sob a coordenação do Dr.JoséCarlos Ligiéro,sobre performance e práticas culturais;GEPEAD/UNIRIO(grupo de estudos da aprendizagem em EAD);Ministrei aulas como substituta na UFRJ/LETRAS;CESPD-UEMA/LETRAS.(CV LATTES atualizado).Prof.Convidada do curso de extensão na UERJ sobre "metodologias de pesquisa"(2016).A principal pesquisa versou sobre formação de leitores na contemporaneidade,a partir do ensino de literatura,com estudos sobre mitologia literária(Don Juan) e Soren Kierkegaard,entre outros referenciais.Atuo como tutora em EAD na licenciatura em Pedagogia da UNIRIO nas disciplinas: LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR;PORTUGUÊS INSTRUMENTAL;AVALIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO;ORIENTAÇÃO DE TCCs;Tenho formação holística como facilitadora em educação para a PAZ;e psicologia transpessoal(terapeuta social)pela UNIPAZ/RJ e CIT-UNIPAZ/RJ.Secretária adjunta da ADOPEAD/ANDES.

http://orcid.org/0000-0003-2805-7757