O FANTÁSTICO COMO ELEMENTO TRANSGRESSOR DO DISCURSO EM HISTÓRIAS DE ALEXANDRE

Conteúdo do artigo principal

Lilliân Alves Borges

Resumo

Nesta proposta, buscaremos analisar de modo que a irrupção do fantástico funciona como agente de transgressão discursiva na narrativa, possibilitando, assim, que a personagem principal da obra, Alexandre, saia do silêncio, ganhando voz. Assim, buscaremos mostrar que, na obra Histórias de Alexandre de Graciliano Ramos, todas as personagens pertencem a um lugar de silenciamento discursivo, porém Alexandre, ao verificar a desigualdade social em que vive e seu consequente silenciamento, escapa de (re)criar sua vida e a si mesmo a partir de um discurso permeado por acontecimentos fantásticos.

DOI: 10.12957/abusoes.2017.30279

Detalhes do artigo

Como Citar
Borges, L. A. (2017). O FANTÁSTICO COMO ELEMENTO TRANSGRESSOR DO DISCURSO EM HISTÓRIAS DE ALEXANDRE. Abusões, 5(5). https://doi.org/10.12957/abusoes.2017.30279
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lilliân Alves Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com início no ano de 2017. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2009) no curso de Pós Graduação "Lato Sensu" Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura. Graduada em Letras, com licenciatura pela em Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU (2007). Vice-líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas/CNPq e integrante do grupo de estudo Nós do insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica - UERJ. Estudos com ênfase no espaço literário, narrativa fantástica, com interesse especial sobre a obra do escritor Graciliano Ramos.