O PAPEL DO LEITOR NO HORROR LOVECRAFTIANO: EXTRAPOLAÇÃO E SUBVERSÃO EM “THE INNSMOUTH HERITAGE” (1992) DE BRIAN STABLEFORD

Conteúdo do artigo principal

Daniel Iturvides Dutra

Resumo

RECEBIDO EM 26 FEV 2017
APROVADO EM 20 ABR 2017

O presente artigo visa analisar o universo literário de H.P. Lovecraft, conhecido como Mitos Chtulhu, sob a perspectiva do papel do leitor na produção de sentido do texto. Analisaremos, num primeiro momento, a releitura que Brian Stableford fez, em seu conto “The Innsmouth Heritage” (1992), da obra de H.P. Lovecraft. Num segundo momento discutiremos o papel do leitor, e como o conhecimento deste acerca dos Mitos Chtulhu, mais especificamente sobre a novela “A Sombra em Innsmouth” (1936) de H.P. Lovecraft, influencia a interpretação de “The Innsmouth Heritage” (1992). Para tanto utilizaremos a teoria do leitor-modelo de Umberto Eco, combinada com o trabalho de Tzevan Todorov sobre o “estranho” e “o fantástico”, para demonstrar que “The Innsmouth Heritage” pode ser lido tanto como um texto fantástico ou estranho, dependendo do quanto o leitor está familiarizado com a obra de H.P. Lovecraft.

//

This article aims to analyze the literary universe of H. P. Lovecraft, known as Cthulhu Mythos, throught the reader's role in the text. We will look at first at the reimagining of H. P. Lovecraft´s work by Brian Stableford in his short story "The Innsmouth Heritage" (1992). Secondly, we will discuss the role of the reader, and how his knowledge about the Cthulhu Mythos, more specifically on the novel "The Shadow over Innsmouth" (1936) by H.P. Lovecraft, influences the interpretation of "The Innsmouth Heritage" (1992). For this purpose we will use Umberto Eco´s theory of the Model Reader, combined with the writings of Tzevan Todorov on the "uncanny" and the "fantastic", to demonstrate that "The Innsmouth Heritage" can be read either as one or another, depending on the reader´s familiarity with the writings of HP Lovecraft.

DOI: 10.12957/abusoes.2017.27615

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Dutra, D. I. (2017). O PAPEL DO LEITOR NO HORROR LOVECRAFTIANO: EXTRAPOLAÇÃO E SUBVERSÃO EM “THE INNSMOUTH HERITAGE” (1992) DE BRIAN STABLEFORD. Abusões, 4(4). https://doi.org/10.12957/abusoes.2017.27615
Seção
Homenagem a H.P. Lovecraft nos 80 anos de sua morte​
Biografia do Autor

Daniel Iturvides Dutra, UFRGS

Daniel Iturvides Dutra é graduado em Letras/Licenciatura Plena em Língua Inglesa e Respectiva Literatura pela Universidade Católica de Pelotas. Possui Especialização em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.