A experiência hermenêutica a partir da noção de jogo

Autores

  • Vanessa Steigleder Neubauer Universidade de Cruz Alta
  • Geovanni Tognon da Silva Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2017.28727

Resumo

DOI:10.12957/ek.2017.28727

O conceito de experiência pautado na hermenêutica filosófica de Gadamer pode ser pensado a partir da noção de Jogo. Esclareceremos o conceito de experiência implicado na estrutura do jogo, tensionado pelo círculo hermenêutico, onde se estabelece um diálogo sério que traz o sentido de uma verdadeira experiência filosófica. A noção de experiência significativa é o movimento de instauração de sentido da existência individual e coletiva, que decorre de seu próprio modo de ser, assumindo uma compreensão ontológica, pois é na conversação de um aí dado e finito, considerado em sua dinamicidade, que temos uma unidade de sentido factual.

Biografia do Autor

Vanessa Steigleder Neubauer, Universidade de Cruz Alta

Possui Graduação em Dança [2001] pela Universidade de Cruz Alta, Especialização em Psicopedagogia Abordagem institucional e clínica [2006] também pela Universidade de Cruz Alta, Especialização em Atendimento Educacional Especializado [2008] pelo MEC SEESP, Especialização em Mídias na Educação [2012] pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação nas Ciências [2010] pela Universidade Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos [2015]. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ PARFOR) e docente da Universidade de Cruz Alta. Pesquisadora das instituições Universidade de Cruz Alta, Universidade Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui experiência nas áreas de Dança, Arte terapia, Filosofia, Hermenêutica Filosófica, Hermenêutica Jurídica, Política, Ética e Psicopedagogia. Coordenadora do "Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Humanidades Sorge Lebens, a dimensão do conhecimento implicada ao cuidado para com a vida" da Universidade de Cruz Alta.

Geovanni Tognon da Silva, Universidade de Cruz Alta

Acadêmico do 10º semestre do curso de direito na Universidade de Cruz Alta.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Neubauer, V. S., & da Silva, G. T. (2017). A experiência hermenêutica a partir da noção de jogo. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 6(1), 121–138. https://doi.org/10.12957/ek.2017.28727