O corpo no limiar da razão instrumental: a hermenêutica da saúde e da doença no pensamento de Hans-Georg Gadamer e Martin Heidegger

Autores

  • Fernando Lionel Quiroga Universidade Estadual de Goiás
  • Beatriz Aparecida Paolucci Pós-graduanda em Educação, formação docente e linguagem - Universidade Estadual de Goiás - UEG.

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2016.26410

Resumo

DOI:10.12957/ek.2016.26410

Neste debate visamos à possibilidade de uma hermenêutica da saúde e da doença com a intenção de, partindo desta relação, adentrarmos na temática do corpo como eixo convergente. Pretendemos, a partir disso, desvelar as consequências que tal problemática impõe. Discutimos a noção de doença por meio da concepção fenomenológica de Martin Heidegger, autor de Ser e tempo, apoiando-nos nos conceitos de manifestação e fenômeno. Num segundo momento, demos destaque ao lado oculto da saúde a partir de Gadamer, noção que compreende a doença como auto-objetivante e que culmina, do ponto de vista da ciência, em separar a doença da pessoa. Finalmente, buscamos compreender as consequências da razão instrumental frente às questões que aqui apresentamos e quê argumentos práticos têm suscitado tais reflexões nos “ambientes” da saúde.

Biografia do Autor

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, UEG - Fundamentos da Educação.

Downloads

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Quiroga, F. L., & Paolucci, B. A. (2017). O corpo no limiar da razão instrumental: a hermenêutica da saúde e da doença no pensamento de Hans-Georg Gadamer e Martin Heidegger. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 5(2), 152–166. https://doi.org/10.12957/ek.2016.26410